Horário de atendimento: Segunda à sexta das 11h00 às 17h00
Notícias
Contribuição previdenciária
21/07/2021

Você que recebe remuneração por insalubridade, risco de vida, função gratificada escolar, vencimento de cargo em comissão precisa lembrar que em agosto de 2021 vence o prazo para manter a contribuição previdenciária.

Aqueles que já assinaram o Termo de Adesão e estão contribuindo, será feita renovação automática e os que desejam começar a contribuir, podem buscar o Termo de Adesão no SISMUS ou nos Recursos Humanos da Prefeitura. Quem não quiser mais contribuir, também deve buscar o SISMUS ou a Prefeitura para cancelar a contribuição. Essa foi uma conquista do SISMUS junto à Administração que possibilitou a opção entre contribuir ou não sobre essas parcelas.

Por que continuar contribuindo:

Para continuar recebendo seu salário da ativa após a aposentadoria, é preciso contribuir. No caso de servidores que ingressaram no serviço público a partir de janeiro de 2004, o cálculo é feito pela média das contribuições (tanto pelo FAPS como pelo INSS). Em caso de afastamento por saúde, por exemplo, você recebe a média das últimas 12 contribuições. Ao contribuir, a Prefeitura tem o dever de pagar sua parcela de contribuição ao FAPS, beneficiando você e auxiliando o Fundo de Aposentadoria.

Além disso, retire o quanto antes sua Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) no INSS:

Os que forem se aposentar pelo FAPS nos próximos anos e tiverem contribuições no INSS, precisam solicitar com antecedência a Certidão de Tempo de Contribuição no INSS pois o processo exige prazos longos que estão atrasados em função da pandemia.